sábado, setembro 12, 2009

Receita de Bolo de Maçã com Aveia e Canela




Quando consigo, arrisco uma ou outra receita. Não sou muito boa nos salgados, mas bolos e doces até que me saio bem. Esta é uma receita deliciosa de bolo de maçã que peguei há anos com uma amiga das antigas.

BOLO DE MAÇÃ COM AVEIA E CANELA

Ingredientes
- 3 maçãs médias (descascadas e picadas)
- 3 ovos (gema separada da clara)
- 1 tablete de margarina (100gr)
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
- 1/2 xícara de aveia
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento

Modo de Preparo
Bata a margarina e o açúcar até obter um creme. Em seguida, junte as gemas, as maçãs, a farinha, a aveia e a canela, até ligar a massa. Sem o uso da batedeira, misture delicadamente a clara em neve e o fermento. Coloque a massa numa assadeira previamente untada e enfarinhada. Antes de levar ao forno, misture 1/2 xícara de açúcar com 1 colher de sopa de canela e jogue por cima da massa ainda crua. Asse em forno médio de 30 a 40 min. Ao retirar do forno, aguardar alguns minutos antes de desenformar. Você verá uma casca crocante obtida com o açúcar - ao desenformar, deixe este lado crocante para cima e salpique raspas de limão.

Dicas:
- Ao picar as maçãs, coloque algumas gotas de limão
- Ao bater a clara em neve, jogue uma pitada de bicarbonato de sódio
- Caso não tenha aveia, completemente com a própria farinha de trigo
- Varie a aveia por granola - fica muito bom

Esta é uma receita trabalhosa, mas vale a pena sentir o aroma pela casa enquanto assa, e depois deliciar as fatias com aqueles pedaços de maçãs cozidas no meio do bolo. Bom apetite!

Nenhum comentário: