quarta-feira, outubro 21, 2009

Ciúme: dor de irmão


Léo, meu filho mais velho, 4 anos e meio, está com uma doença não muito rara, de fácil diagnóstico. Basta eu pegar o Rafa no colo, pra ele sentir uma dor insuportável em qualquer parte do corpo! Volto a atenção pra ele, e a dor persiste por algum tempo, até que a conversa faça com que ele esqueça aquela DOR lancinante.

Ciúme é dor de ter irmão... Antes, único reizinho, agora divide o trono - nada fácil pra quem recebeu exclusividade por 4 anos inteiros, praticamente um presidente.

Diferente de mim, que tinha 1 ano quando minha irmã do meio chegou, não era sempre que eu sentia isso. Mas, eu me lembro bem que não gostava quando meus pais faziam comparação (tenho 2 irmãs mais novas), ou quando alguém dizia que uma era mais bonita ou mais boazinha que eu. Ficava aquela raiva, aquele sentimento forte, remoendo por dentro, embora eu adorasse minhas irmãs (adoro até hoje!)

O Léo não é de agredir, nem de machucar, mas neste caso tem dado um pouco de trabalho sim. Estou encarando como algo natural, e tento ser paciente. A DOR dele tem ficado forte com o tempo, achei até que fosse diminuir, mas pelo contrário.

Bom, pra curar esta dor, tenho feito alguns 'curativos', mas eu aceito sugestões de tratamento :D

Abs!

Um comentário:

Michelle disse...

oi alê! só agora vi q retornou com as postagens!
ciúme entre irmãos é mesmo uma coisa chata, tô ansiosa por saber como será a reação da marcelle qndo o vinícius nascer... mas acho q, no caso do léo, ele viu q o comportamento de dizer q está com dor surtiu efeito, por isso continua firme e forte com suas dores. criança é assim, qndo percebe q nos domina, logo adota a postura pra sempre nos dominar... é difícil sair dessa, requer paciência, energia e resistência pra fincar o pé e aturar as manhas! tente não ceder a atenção qndo ele tentar essa chantagem emocional, dê uma atenção uma vez ou outra e de resto fingir q não é nada, assim ele vai perceber q não tá mais funcionando... rs
bjos pra vc e pros pequenos!