sábado, outubro 17, 2009

Bronquiolite



Há mais de duas semanas, meu pequeno Rafa apresentou uma tosse chatinha. Levei ao pediatra, e ele diagnosticou como um resfriado sem muita gravidade. Indicou inalação e pingar soro no narizinho. Uma semana depois, embora sempre muito disposto, a tosse piorou e comecei a notar um som estranho, um ronco, acompanhado de um cansaço, mas sem febre. Encucada, levei novamente ao médico, mas demos com o nariz na porta, pois a clínica estava fechada! Não satisfeita, levei ao pronto socorro, e lá a pediatra que o atendeu reforçou o diagnóstico. Para ter certeza, solicitou uma chapa do pulmão, e realmente estava limpinho, mas o ronco persistia.

Dia seguinte, um sábado, viajamos, e na viagem o pequeno ficou com febre :( Daí confirmado: algo não estava bem. Levamos o Rafa pro hospital em SP, o Sabará, e lá constatei a diferença de atendimento e estrutura! Lá sim, tratava-se de um hospital de verdade, como deve ser! A médica que o atendeu, na hora, percebeu a respiração esforçada e suspeitou que pudesse ser BRONQUIOLITE. Tiramos outro raio X, tudo limpinho, mas o nível de saturação pulmonar estava no limite! Mais inalação com oxigênio e medicamento.

O que me deixou perplexa (e com raiva) é que um dia antes ele já apresentava os sintomas, e a profissional que nos atendeu no hospital em Santos não chegou no diagnóstico. Se não tivéssemos viajado, nem ido ao hospital, o estado dele poderia ter piorado! Agora está tudo sobre controle, mas fico sem saber o que fazer numa hora de emergência. Acho que a solução é subir a serra mesmo.

Nenhum comentário: