terça-feira, agosto 22, 2006

Nostalgia

No fim-de-semana passado fomos visitar a Bisa do Léo, a dona Palmira, uma senhorinha simpática, agitada, pequenina, 10 filhos, não sei quantos netos, mais ainda de bisnetos, e, pasme, tataraneto! Ela andou adoentada, mal mesmo, mas ficamos espantados com a disposição dela após ter passado pelo que passou. Nem parecia que havia sido internada! Até almoço a danada está fazendo. Apesar de aparência frágil, a avó materna do meu marido está firme e forte. Aproveitamos também para visitar o avô do Rodrigo, que também leva a vida tranquila, no seu joguinho de baralho de fim-de-semana, já na casa dos 90 anos!

Na minha família não é diferente: com exceção do meu avô paterno, todos os meus avós (e bisos do Léo) estão vivos. Vó Maria, mãe de meu pai, vive sassaricando, jogando seu bingo, tomando sua cervejinha. Meus avós Odette e Sebastião vivem em São Sebastião, terra de meu avô, e estão sempre ligando pra gente pra saber dos netos e bisnetos.




Olhando pro futuro
Depois deste episódio, eu e Rodrigo ficamos comentando sobre estas pessoas que acompanham até quatro gerações, vendo todos nascer, crescer, trabalhar, casar, ter filhos, mais filhos, e assim vai. Deve ser um orgulho chegar numa idade avançada e poder olhar para o passado. Mas também não deve ser fácil saber que o final da vida está próximo, que um dia fechará os olhos, e não abrirá mais. Fico pensando que daqui a alguns anos, muitos anos, verei o Léo já casado, com filhos, e como é estranho pensar isso agora! Olho pro Leozinho e vejo um bebê! Um bebê que já anda, que já se comunica, que tem expressões, manifesta sentimentos, que está aprendendo rápido a ser gente.

Ficamos também especulando sobre o que acontecerá daqui a centenas de anos, quando a ciência, tecnologia e saúde estarão num avanço incrível, perto do que temos hoje. Atualmente vemos os programas de TV que tratam sobre tudo que é tipo de reforma. Só para citar exemplos: "extreme make over - reforma de casa"; "Overhaulin - reforma de carro"; "The Swan - reforma de pessoas". Quem sabe nas próximas gerações as propagandas de TV estarão anunciando "recriamos seu corpo em minutos", ou "viva eternamente, faça o transplante de seu cérebro" ou mesmo "escolha o seu tipo físico: você pode ser moreno, alto, magro, atlético e ter olhos azuis - faça um transplante de corpo agora!"

Nostálgico este assunto, mas a vida é um cisco, menos que um graozinho de areia, se olharmos a idade do universo! E tudo passa muito rápido, num piscar de olhos, mesmo! Só sinto não estar aqui eternamente, para ver tudo o que ainda pode acontecer... cest' la vie!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Alê!
Olha que coisa, vou comentar justamente no post "Nostalgia". E é isso que eu sinto ao lembrar dos nossos bons tempos de Soluziona. E olha que nem faz tanto tempo assim. Vamos marcar um dia para nos encontrar, você e a Nana são amigas queridas da qual faço questão de manter contato. Bom, nem preciso dizer que seu filho tá lindo, pois isso você já sabe, né? Beijos e mais beijos.

Anônimo disse...

Oi Alê!
que legal poder acompanhar um pouquinho da família daqui de longe! obrigada pelas fotos, fiquei feliz de ver a vó e bisavó com o Léo! :)
beijos grandes!