quarta-feira, janeiro 27, 2010

Dores do crescimento


Final de janeiro, e já começamos 'bem' o ano com meus dois pimpolhos adoentados, ao mesmo tempo! Ter um dos filhos doente é ruim pra caramba - ter os dois juntos, com febre, diagnósticos parecidos, mas afetando partes do corpo diferentes, é muito pior! Enquanto num o vírus ataca a garganta, no outro ataca o pulmão. Enquanto pra um a recuperação é mais lenta, pra outro é mais rápida. Ambos chorosos, manhosos, irritados. E a família toda é afetada.

Passado o quadro crítico, e tudo tentando voltar ao normal, eis que ontem meu filho mais velho acorda assustado, me chamando e pedindo para ir buscá-lo na cama. Como ele anda enciumado e carente, não pensei duas vezes: fui ver o que ele queria. Pra meu espanto, ele disse não conseguir colocar os pés no chão! Achei aquilo muito estranho! "Será cena de ciúme? Afetou o Psicológico? Ou ele não está inventando coisas?" Pediu pra que eu o levasse no colo até o banheiro pro xixi da manhã, e depois pra cozinha, onde tomou café com leite, e novamente pro quarto, sempre se queixando de dor nas pernas!

Eu e meu marido começamos a observar se poderia ser realmente uma invenção da cabeça dele, mas o L. normalmente não inventa este tipo de coisa. Ele é bem sincero, e não mentiria sobre isso. Vi que, mesmo quando não estavamos por perto olhando, ele mancava ao andar, e resmungava de dor. Corri pro google e digitei 'dor nas pernas aos 4 anos'. Eu já estava desconfiada que pudesse ser uma das causas apontadas no resultado, e estou quase certa que é isso mesmo: Dores do Crescimento.

A dor do crescimento ocorre a partir dos 3 anos em diante, e acomete parte das crianças. Trata-se de uma dor localizada nas pernas - no caso dele, nas panturrilhas, e não tem efeito crítico. Basta acompanhar a queixa, verificar se tem uma piora no quadro, e encaminhar para um reumatologia pediátrico. No caso do meu filho, hoje já não sente dor e consegue correr numa boa. Agora eu tenho até que pedir pra que ele pare!

Nenhum comentário: