Gostei tanto que resolvi fazer para o Ano Novo. O problema foi encontrar o tal couscous aqui em Santos! Corri em todos os supermercados, e nada... nem Extra, Carrefour, Pão de Açúcar, mercadinhos de bairro, enfim, estava desolada em não conseguir incluir na ceia de Ano Novo :/ Eis que na véspera, minha mãe me liga e avisa: "encontrei o couscous - tem pra vender lá no Porãozinho" (uma loja aos gourmets e gourmands da cidade)! E lá fui eu atrás do ingrediente, faltando horas para o preparo! Uma caixa pequena, contendo 500gr, custou R$ 9,00, mas rende 1 kg depois de hidratado, e serviu bem as 14 pessoas presentes! Mas se o evento for menor, não vale a pena hidratar tudo.
O resultado, dá pra ver na foto. Ficou muito bom! Muito próximo de uma farofa (aspecto) este é um acompanhamento ideal para carnes, pois tem um sabor característico, mas ao mesmo tempo suave, e uma consistência leve. Eu até substitui pelo arroz. Versátil, dá pra inventar (como um risoto) e acrescentar o que quiser. Vejam minha versão:
Couscous Marroquino com Amêndoas servido no Ano Novo 2011 |
Receita de Couscous Marroquino com Amêndoas
rendimento: 20 porções
Ingredientes
- 500 gramas de couscous marroquino pré-cozido
- 500 ml de água quente com 1 colher sobremesa de sal
- sal a gosto
- 01 alho poró
- amêndoas cozidas e descascadas (1 xícara)
- 01 cebola
- manteiga para refogar
- castanha de xerém (1/2 xícara)
- 1 talinho de salsinha
Modo de Preparo
Numa vasilha, acrescente a água quente ao couscous e cubra. Deixe por 3 minutos, para hidratar os grãos. Em seguida passe um garfo para soltar os grãos. Leve ao micro-ondas por 2 minutos. Retire, e volte a mexer os grãos. Numa panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola junto com o alho-poró. Quando estiverem transparentes, junte as amêndoas, a castanha de xerém e refogue mais um pouco. Jogue um pouco de sal. Retire do fogo e junte ao couscous, misturando tudo. Ao final, jogue algumas amêndoas por cima e finalize com uma folhinha de salsinha.
E... bom apetite!